O que é Encefalopatia Hepática?
- piedadejuliana
- 4 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jul. de 2024

A encefalopatia hepática é uma complicação grave da cirrose hepática, geralmente reversível, que ocorre quando o fígado não consegue remover toxinas do sangue, principalmente a amônia, resultando em alteração neurológica e de comportamento.
Ela pode variar desde graus mais leves como sonolência diurna, trocar o dia pela noite, problemas de memória, até desorientação, dificuldade para falar e coordenar os movimentos, sonolência excessiva e coma.
Fatores que podem desencadear ou piorar a encefalopatia hepática incluem:
Infecções (bacterianas ou virais)
Constipação
Desidratação (devido a vômitos, diarreia, baixa ingestão de líquidos ou ajuste de diuréticos)
Sangramento gastrointestinal
Medicamentos (sedativos, por exemplo, podem agravar o quadro)
O tratamento começa pela orientação dos familiares: nada disso é voluntário. O quadro, apesar de grave, costuma ser reversível.
É comum ter mais de uma causa associada. Então, a dica é fazer um checklist das possíveis causas (listadas acima) e corrigir cada uma delas. Em seguida, associar medicamentos para reduzir a amônia no sangue. Aqui é preciso individualizar, saber do funcionamento dos rins, avaliar respostas e titular doses.
Importante lembrar que depois do primeiro episódio, a chance de recorrer é grande e algumas medidas precisam ser tomadas.
O paciente com encefalopatia hepática não deve dirigir veículos ou operar máquinas. Por vezes, é necessário afastá-lo de atividades que coloquem a sua vida ou a de terceiros em risco.
Consulte um hepatologista.
Dra Juliana Piedade CRM 5295698-8 | RQE 36422 | RQE 26755
Gastroenterologista & Hepatologista
@drajulianapiedade
Fonte: EASL Clinical Practice Guidelines on the management of hepatic encephalopathy, Published: June 17, 2022, DOI: https://doi.org/10.1016/j.jhep.2022.06.001
Comments