Cirrose tem cura?
- piedadejuliana
- 4 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jul. de 2024

A cirrose é uma doença crônica e irreversível do fígado. Infelizmente, assim como a pressão alta e a diabetes, a cirrose não tem cura. O tratamento ajuda, no entanto, a controlar os sintomas, retardar a progressão da doença e prevenir complicações. Uma vez feito o diagnóstico, é necessário acompanhamento regular com um hepatologista.
Pequenas mudanças na dieta e nos hábitos de vida são recomendadas. Em casos específicos, algumas medicações podem ser indicadas como, por exemplo, nas cirroses de causas virais ou autoimune.
Ultrassonografias de abdome são necessárias semestralmente mesmo que o paciente não apresente nenhum sintoma para o diagnóstico PRECOCE de tumores no fígado, a mais temida complicação. Lembre-se que o fígado é silencioso. Não devemos esperar dores, emagrecimentos, inchaços e olhos amarelos para investigar e muito menos para começar o tratamento.
O transplante de fígado é a única forma de tratar a cirrose de forma definitiva, mas ele não é indicado nem disponível para todos. Em caso de cirrose avançada, difícil controle na água na barriga, tumores primários do fígado, entre outros, ele deve ser considerado.
Consulte um hepatologista.
Dra Juliana Piedade CRM 5295698-8 | RQE 36422 | RQE 26755
Gastroenterologista & Hepatologista
@drajulianapiedade
Fonte: The European Association for the Study of the Liver. EASL Clinical Practice Guidelines for the management of patients with decompensated cirrhosis. J Hepatol (2018), https://doi.org/10.1016/j.jhep.2018.03.024
Comments